Regulamento Liga
Disposições Gerais
Modalidade
A Liga MediaCup SCML é uma prova desportiva de Futebol 7.
Participantes
O evento destina-se, exclusivamente, a órgãos de comunicação social de Portugal. Os participantes na edição de 2017 serão organizados em três grupos, dois em Lisboa e um no Porto
Equipas Participantes
LISBOA
- A Bola
- BTV BGR
- Correio da Manhã
- Expresso Visão BBVA
- Lusa SCML
- RTP EDP
- SIC DHL
- TSF EDP
- TVI Coca-Cola
PORTO
- CJC Efapel
- JN EDP
- RTP
- SIC DHL
- Sport TV O Jogo MediaCapital
Formato
A Liga MediaCup SCML 2017 é uma prova disputada em duas fases, a Fase de Grupos e a Fase Final.
Fase de Grupos
A fase de grupos é constituída por três grupos, um de quatro e dois cinco equipas, cujo alinhamento será definido por sorteio puro a realizar nas apresentações da prova em cada uma das zonas, norte no Porto/Gaia, e sul em Lisboa.
Dentro de cada grupo, as equipas defrontam-se entre si a uma volta, num total de cinco jornadas por grupo - em Lisboa e Porto.
São apuradas para a fase final as equipas classificadas nas três primeiras posições da classificação final de cada grupo.
Fase Final
A fase final é disputada pelas nove equipas finalistas, num único dia. Devido à intensidade da prova, os jogos serão reduzidos para 30 minutos de duração, com intervalo para troca de campo.
Serão constituídos três grupos de três equipas, que se defrontarão entre si a uma volta. O alinhamento destes grupos será divulgado na apresentação da prova e publicado no site oficial.
As equipas classificadas no primeiro lugar de cada grupo e a melhor segunda classificada, disputarão as meias-finais, cujo alinhamento dos jogos será definido por sorteio puro, realizado no local.
Os vencedores das meias-finais conquistam um lugar na Grande Final da Liga MediaCup SCML 2017. Informação mais detalhada sobre esta fase da prova será divulgada na altura própria.
No caso de se verificar um empate como resultado final dos jogos das meias-finais e final, não haverá lugar a períodos suplementares (prolongamento) e a decisão será efectuada por grandes penalidades, iniciando-se com uma série de cinco e prosseguindo com rondas individuais caso subsista o empate após a série inicial, até que uma equipa ganhe vantagem sobre a outra.
Taça da Liga MediaCup Ladies
A Taça da Liga MediaCup Ladies 2017 decorrerá no âmbito da Fase Final, sendo uma competição disputada em dois jogos de Futebol 7 entre as seleções femininas do Porto e de Lisboa.
Cada jogo terá a duração de 30 minutos, divididos em duas partes iguais.
Datas, Locais e Horários
FASE | LOCAL | DATA | HORÁRIO | |
---|---|---|---|---|
Fase de Grupos | LISBOA I | Campo de jogos, sito na Escola Secundária Padre António Vieira, em Alvalade | 04, 11 e 12 de Novembro | Sábados Das 9h às 15h |
LISBOA II | Campo de jogos, sito na Escola Secundária Padre António Vieira, em Alvalade | 04, 11 e 12 de Novembro | Sábados Das 9h às 15h |
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PORTO | Estádio Municpal do Parque da Cidade, em V.N. de Gaia | 06 e 12 de Novembro |
Domingos |
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Fase Final | Finais | A Definir | 25 de Novembro |
Sábado Horários a definir |
Nota: Os campos e horários poderão ser alterados por decisão da organização da prova.
Equipas e Jogadores
Cada equipa poderá inscrever até um máximo de 19 jogadores no seu plantel, devendo o mesmo respeitar as seguintes disposições:
- Até 3 jogadores em representação do patrocinador. No caso de a equipa não ter elementos suficientes, o patrocinador poderá inscrever até cinco colaboradores que preencham os requisitos referidos.
- Até um jogador "estrela" ex-profissional de futebol, com idade superior a 33 anos e que não jogue futebol federado. Serão aceites jogadores federados, com mais de 40 anos desde que atuem em campeonatos de veteranos, mas não podem ser ex-profissionais.
- Até um jogador em representação da Associação CAIS.
- Os restantes jogadores deverão ser funcionários ou colaboradores do órgão de comunicação social, incluindo um mínimo de 7 jornalistas, e terão de fazer prova disso, através de documento comprovativo oficial passado pelo órgão de comunicação social.
- Todos os jogadores federados em futebol, seja futebol de onze, sete, futsal, futebol de praia ou outro tipo de futebol, só poderão fazer parte da equipa se fizerem parte dos quadros do órgão de comunicação social, não sendo aceites colaboradores e estagiários, sem contrato válido. Para além disso, não podem ser ou ter sido profissionais de futebol.
Em nenhuma circunstância é permitida a utilização de jogadores não inscritos.
À organização reserva-se o direito de analisar e decidir, em caso de dúvida, se o jogador inscrito faz parte dos quadros da empresa como efetivo ou com contrato válido.
Caberá a cada equipa a definição da sua "estrela" por acordo a estabelecer diretamente com a mesma. No caso de algumas equipas não conseguirem encontrar uma "estrela", a organização da prova tentará providenciar as "estrelas" em falta, sendo as mesmas afectas às respectivas equipas através de sorteio a realizar nos eventos de apresentação da prova. Sempre que a "estrela" da equipa não possa jogar, essa equipa pode utilizar uma "estrela" que preencha os requisitos anteriores e que seja corretamente inscrita na "Bolsa de Estrela" da MediaCup.
Caso alguma equipa proteste por escrito um jogo com base na suspeita de utilização de um jogador não inscrito ou não enquadrável numa das categorias da relação acima descrita, a organização verificará essa situação. Caso se comprove a irregularidade, serão retirados à equipa infractora 3 pontos por cada jogo onde o(s) jogador(es) não inscrito(s) ou indevidamente inscrito(s) tenha(m) atuado. Caso a equipa infractora tenha vencido os referidos jogos, a vitória e os correspondentes 3 pontos serão atribuídos à equipa adversária, mantendo-se o resultado original do jogo para fins estatísticos.
Apenas são permitidas novas inscrições às equipas que não esgotarem o limite de inscrições previsto. No entanto, apenas poderão ocorrer até ao dia útil anterior à última jornada da fase de grupos.
As substituições de jogadores após o início da prova, apenas serão consideradas no caso de lesões impeditivas da participação na prova – após validação pelo médico da MediaCup – ou por ausência comprovada do atleta por motivos profissionais e num prazo superior ao período em que decorre a Liga. Para a fase final apenas serão aceites substituições de guarda-redes e apenas pelos motivos apresentados anteriormente.
Todas as substituições têm de ser validadas pela organização e serão anunciadas no site oficial da prova.
Organização Técnica
Fases de grupos
A classificação das fases de grupos é efectuada por pontos, sendo ordenada segundo os pontos obtidos, em sentido descendente, ou seja, fica classificada em primeiro lugar a equipa que obtiver mais pontos.
São atribuídos 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 por derrota.
Em caso de empate pontual os fatores de desempate são os seguidamente apresentados e pela respectiva ordem:
- Maior número de golos marcados no total dos jogos;
- Menor número de golos sofridos no total dos jogos;
- Maior número de vitórias no total dos jogos;
- Menor número de pontos por cartões disciplinares (Amarelo=1, Duplo Amarelo=3, Cartão Azul= 4 e Vermelho=5);
- Sorteio
Na fase de grupos da final, os critérios de desempate apenas consideram os jogos da fase final.
No caso de se verificar um empate como resultado final dos jogos das meias-finais e final, não haverá lugar a períodos suplementares (prolongamento) e a decisão será efetuada por grandes penalidades, iniciando-se com uma série de cinco e prosseguindo com rondas individuais caso subsista o empate após a série inicial, até que uma equipa ganhe vantagem sobre a outra.
Regras
Na generalidade, as regras adotadas na Liga MediaCup SCML 2017 são as constantes no "Livro de Regras do Futebol 7", da FPF - Federação Portuguesa de Futebol, disponibilizado para consulta e download no site oficial.
Com vista a uma melhor adaptação à realidade e especificidades da Liga MediaCup SCML 2017 são introduzidos alguns aditamentos e alterações, que seguidamente se apresentam, enfatizando-se algumas das regras mais relevantes:
Limite de faltas colectivo
É instituído um limite de 7 faltas por equipa e por parte de jogo. A partir da oitava falta, inclusivamente, será atribuído um livre direto à equipa adversária, a ser cobrado na linha da área de baliza (com possibilidade de colocação de barreira a cinco metros de distância).
As faltas indiretas não são contabilizadas para este limite.
Campo de jogo
Para efeitos da realização da MediaCup, as medidas do campo de jogo são de no mínimo 55 metros de comprimento por 35 metros de largura, podendo haver uma margem de variação até às medidas máximas permitidas para o futebol de sete, respeitando os regulamentos constantes no "livro de regras de futebol de sete", da F.P.F..
Bola oficial
A bola oficial do torneio tem tamanho 5 e respeita as especificações da FIFA. É a única aceite para a realização dos jogos, sendo fornecida pela organização. Não serão disponibilizadas bolas para aquecimento das equipas.
Equipamentos e material desportivo
Os equipamentos oficiais do campeonato são fornecidos pela organização e são os únicos aceites para a realização dos jogos.
Apenas será permitida a participação de jogadores totalmente e devidamente equipados, ou seja, com camisola numerada, calção e meias. Em caso de danificação de alguma peça do equipamento durante o jogo, a organização fará a reposição do mesmo, contra a entrega do equipamento danificado. Em caso de perda do equipamento, deverá ser adquirido, pelos atletas, novo equipamento (peças perdidas) junto da organização da prova.
O capitão da equipa deverá ser identificado, obrigatoriamente, com uma braçadeira de cor diferenciada da camisola, fixada em um de seus braços.
Não é permitida a utilização de material ou acessórios que possam colocar em risco a segurança física do jogador e dos adversários, nomeadamente, calçado desportivo com pitons metálicos. É estritamente obrigatório o uso de caneleiras. Coletes diferenciadores, fornecidos pela organização, deverão ser utilizados, caso o árbitro considere que os equipamentos das duas equipas são demasiado semelhantes.
Início do Jogo
O início do jogo ocorrerá a partir da hora previamente marcada e logo que as equipas se apresentem em condições de o iniciar, depois de sorteados a escolha do campo ou da posse bola. É obrigatório, para se iniciar o jogo, um mínimo de 6 atletas por equipa, podendo as mesmas ficar reduzidas a até 5 atletas durante a partida.
Será validado o golo marcado diretamente do pontapé de saída.
A tolerância para o início do encontro será de 20 minutos, após os quais será atribuída falta de comparência às equipas que não se apresentarem em condições de iniciar a partida.
Faltas de Comparência
A falta de comparência será punida com a atribuição de uma derrota por 0–3. A 3ª falta de comparência desclassifica a equipa, impedindo-a de participar nas restantes jornadas e fases da Liga MediaCup SCML 2017.
Caso uma equipa não compareça à Fase Final, deixando o seu grupo com apenas 2 equipas, estas equipas disputam uma eliminatória a duas mãos.
Caso a equipa jogue o primeiro jogo, uma falta de comparência ao segundo jogo, será punida com a atribuição de uma derrota por 0–3.
Tempo de Jogo
O tempo destinado à realização de cada jogo é de 60 minutos e inclui a tolerância inicial, a entrada em campo, o sorteio, o intervalo e as compensações decididas pelo árbitro.
O tempo efetivo de jogo será dividido em duas partes de 22 minutos cada. O intervalo máximo será de 5 minutos, podendo contemplar apenas o tempo necessário à mudança de campo, caso haja acordo de ambas as equipas, do árbitro e da organização.
Excepcionalmente, na época de 2017, a 1ª 2ª Jornadas serão realizadas no mesmo dia, assim como a 4ª e 5ª Jornadas, e os jogos terão duas partes de 15 minutos.
Calendarização e Alteração de Jogos
A calendarização de todos jogos é definida antes do início da prova e publicada no site oficial. Posteriores alterações à calendarização, são possíveis e merecerão sempre a melhor atenção por parte da organização da prova, desde que solicitadas até 48h antes da data marcada. No entanto, dependerão sempre da disponibilidade do campo, do árbitro e do adversário, só sendo válidas após a confirmação por parte da organização. Obrigam à definição prévia de uma nova data e hora. A organização reserva-se o direito de não proceder a qualquer alteração de jogos relativos às últimas três jornadas ou nas últimas três semanas de competição.
Protocolo
As equipas deverão comparecer no campo de jogo 50 minutos antes da hora agendada para o início da partida para os jogadores se equiparem e aquecerem, para ser preparada a ficha de jogo e para ser efectuada a chamada dos jogadores.
- Antes do início do jogo, as equipas devem entregar à organização a ficha de jogo corretamente preenchida, nomeadamente, com os jogadores presentes e os respetivos números das camisolas;
- Confirmação dos jogadores presentes (organização/árbitro);
- Saudação inicial: os jogadores titulares deverão colocar-se ao longo da linha lateral, junto ao meio campo e, ao sinal do árbitro entrar no campo em fila, dirigindo-se ao centro do terreno, para novo alinhamento, saudação e cumprimento ao adversário;
- Sorteio de campo;
- Início de jogo.
Disciplina, Justiça e Arbitragem
O desportivismo é um valor a cultivar na Liga MediaCup SCML 2017 e será exigido a todos os participantes o máximo respeito pelos adversários, pelos árbitros e pelos membros da organização.
Os erros de arbitragem são recorrentes, mesmo ao mais alto nível do futebol profissional e de alta competição e na Liga MediaCup SCML 2017 não serão considerados como motivos válidos para desistência, comportamento anti-desportivo ou violento, mesmo que, indesejavelmente, possam vir a condicionar resultados de jogos ou classificações, devendo ser encarados com desportivismo e tolerância por parte das equipas ou atletas eventualmente lesados.
A disciplina é um aspeto fundamental da Liga MediaCup SCML 2017, não sendo tolerados quaisquer comportamentos anti-desportivos e/ou violentos.
Disciplina
Cartão Amarelo: Ao 3.º cartão amarelo, o jogador advertido cumprirá um jogo de suspensão.
Duplo Cartão Amarelo: O jogador será expulso do jogo e a sua equipa ficará reduzida a menos uma unidade durante 2 minutos. O jogador expulso não poderá participar no jogo em que foi expulso com dois cartões amarelos.
Cartão Vermelho: O jogador será expulso do jogo e a sua equipa ficará reduzida a menos uma unidade durante cinco minutos. O jogador expulso cumprirá até dois jogos de suspensão, sendo no mínimo castigado com um jogo de suspensão.
3.º Cartão Vermelho: O jogador será excluído da competição.
A reincidência de comportamento anti-desportivo de jogadores da mesma equipa poderá conduzir à exclusão da equipa da presente e de futuras edições da Liga MediaCup.
Arbitragem
O corpo de árbitros da Liga MediaCup SCML 2017 é formado por árbitros credenciados.
Justiça
Todas as questões relacionadas com justiça desportiva, serão analisadas e deliberadas pela organização da prova.
Não são admitidos os protestos com fundamento em erros de arbitragem.
Não são admitidos os protestos quanto às condições de jogo propriamente dito (iluminação, condições climatéricas, estado do piso, etc.), se o árbitro as considerar como boas para a realização do mesmo.
Disposições Finais
Organização
A componente desportiva da MediaCup é da responsabilidade da Funsports (www.funsports.pt).
Contactos
SITE: www.mediacup.pt
E-MAIL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
TELEFONES: Escritórios – 21 793 05 72
DIRECÇÃO: António Fraqueiro – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Comunicação
Toda a comunicação relevante para a Liga MediaCup SCML 2017 é efetuada através do site oficial e do Facebook da prova, de e-mail e de contactos telefónicos com os responsáveis das equipas participantes.
No site oficial e no Facebook da prova serão publicadas todas as informações relevantes para o funcionamento da prova, nomeadamente, o regulamento, o calendário, os resultados, as classificações e outras decisões desportivas, bem como conteúdos como notícias, crónicas de jogos e álbuns de fotografia e vídeo.
Seguro Desportivo
Todos os jogadores estão cobertos por um seguro desportivo, nas condições que se encontram publicadas em detalhe no site oficial da prova.
Prémios
- Taça MediaCup – Vencedor da prova
- Medalhas para os finalistas
- Placas de mérito desportivo – finalista e semifinalistas vencidos
- Taça MediaCup Ladies
- Medalhas MediaCup Ladies
- Prémio de Melhor Marcador – Lisboa e Porto
- Prémio Equipa Menos Batida – Lisboa e Porto
Não constituindo um prémio efectivo, é atribuída a distinção de MOM (Man Of the Match) aos melhores jogadores de cada equipa, em cada jogo.
Em cada um dos grupos da primeira fase e para a fase final como um todo, é também definido o 7 ideal e atribuída a distinção de MVP (Most Valuable Player).
§ 1.º - Em caso de empate na tabela de melhores marcadores, o 1.º classificado será o jogador que pertença à equipa pior classificada.
§ 2.º - Em caso de empate no menor número de golos sofridos, a 1.ª classificada será a equipa pior classificada.
Casos omissos
Os casos omissos, de natureza desportiva ou relacionados com a participação na Liga MediaCup SCML 2017, serão analisados e deliberados pela organização da prova.
Qualquer questão de índole contenciosa será de imediato encaminhada para o Tribunal da Comarca de Lisboa.
Termo de responsabilidade
Será assinado pelos responsáveis de cada equipa um termo de responsabilidade que vincula a equipa e os jogadores à aceitação do presente regulamento, à autorização de utilização dos direitos de imagem, de acordo com o estipulado no referido termo, bem como quanto à veracidade dos dados e documentos entregues no ato de inscrição.
Versão 2017.02
PORTUGAL, 31 de Outubro de 2017