Regulamento Taça
Disposições Gerais
Modalidade
A Taça MediaCup SCML 2017 é uma prova desportiva de Futebol 7.
Participantes
O evento destina-se, exclusivamente, a órgãos de comunicação social de Portugal. Os participantes na edição de 2017 serão organizados em cinco grupos, três em Lisboa e dois no Porto.
Equipas Participantes
LISBOA
- A Bola
- BTV BGR
- Correio da Manhã League Pro
- Expresso Visão BBVA
- Lusa SCML
- RTP EDP
- SIC DHL
- TSF EDP
- TVI Coca-Cola
PORTO
- CJC Efapel
- JN EDP
- RTP
- SIC DHL
- Sport TV O Jogo MediaCapital
Formato
A Taça MediaCup SCML 2017 é disputada em duas fases: Fase de Apuramento e Fase Final.
Fase de Apuramento
A fase de apuramento conta com 4 grupos de 3 equipas cada e 1 grupo de 2 equipas. Os grupos A e B são compostos pelas equipas do Porto e os grupos C a E são compostos pelas equipas de Lisboa. As equipas de cada grupo de 3 equipas defrontam-se entre si e no grupo de 2 equipas defrontam-se a duas voltas entre si, de forma a encontrar a equipa vencedora de cada grupo. São apuradas para a fase final as equipas classificadas na primeira posição da classificação final de cada grupo e a sexta equipa será sorteada de entre as 2ªs classificadas dos grupos C a E.
A fase de apuramento será realizada num único dia, e os jogos terão a duração de 20 minutos.
Fase Final
A fase final é disputada pelas seis equipas finalistas, num único dia. Devido à intensidade da prova, os jogos serão reduzidos para 30 minutos de duração, com intervalo para troca de campo.
Serão constituídos dois grupos de três equipas, que se defrontarão entre si a uma volta. O alinhamento destes grupos será o seguinte:
- Grupo I: 1ºs classificados dos Grupos A, C e E
- Grupo II: 1ºs classificados dos Grupos B, D e 2º classificado sorteado
As equipas classificadas no primeiro e segundo lugar de cada grupo disputarão as meias-finais, cujo alinhamento dos jogos será o seguinte:
- 1ª Meia-Final: 1º classificado do Grupo I versus o 2º classificado do Grupo II
- 2ª Meia-Final: 1º classificado do Grupo II versus o 2º classificado do Grupo I
Os vencedores das meias-finais conquistam um lugar na Grande Final da Taça MediaCup SCML 2017. Informação mais detalhada sobre esta fase da prova será divulgada na altura própria.
No caso de se verificar um empate como resultado final dos jogos das meias-finais e final, não haverá lugar a períodos suplementares (prolongamento) e a decisão será efectuada por grandes penalidades, iniciando-se com uma série de cinco e prosseguindo com rondas individuais caso subsista o empate após a série inicial, até que uma equipa ganhe vantagem sobre a outra.
Datas, Locais e Horários
FASE | LOCAL | DATA | HORÁRIO | |
---|---|---|---|---|
FASE DE APURAMENTO | LISBOA | A Definir | 24/Fev/2018 | Sábado Das 8h30 às 16h30 |
PORTO | Estadio Municipal Parque da Cidade de V.N. de Gaia | 25/Fev/2018 | Domingos Das 20h às 21h30 |
|
FASE FINAL | Tábua | Estádio Municipal de Tábua | 04/Mar/2018 | Domingo Horários a definir |
Nota: Os campos e horários poderão ser alterados por decisão da organização da prova.
Equipas e Jogadores
Cada equipa poderá inscrever até um máximo de 19 jogadores no seu plantel, devendo o mesmo respeitar as seguintes disposições:
- Até 3 jogadores em representação do patrocinador. No caso de a equipa não ter elementos suficientes, o patrocinador poderá inscrever até cinco colaboradores que preencham os requisitos referidos.
- Até um jogador “estrela” ex-profissional de futebol, com idade superior a 33 anos e que não jogue futebol federado. Serão aceites jogadores federados, com mais de 40 anos desde que actuem em campeonatos de veteranos, mas não podem ser ex-profissionais.
- Até um jogador em representação da Associação CAIS
- Os restantes jogadores deverão ser funcionários ou colaboradores do órgão de comunicação social, incluindo um mínimo de 7 jornalistas, e terão de fazer prova disso, através de documento comprovativo oficial passado pelo órgão de comunicação social.
- Todos os jogadores federados em futebol, seja futebol de onze, sete, futsal, futebol de praia ou outro tipo de futebol, só poderão fazer parte da equipa se fizerem parte dos quadros do órgão de comunicação social, não sendo aceites colaboradores e estagiários, sem contrato válido. Para além disso não podem ser ou ter sido profissionais de futebol.
Em nenhuma circunstância é permitida a utilização de jogadores não inscritos.
À organização reserva-se o direito de analisar e decidir, em caso de dúvida, se o jogador inscrito faz parte dos quadros da empresa como efectivo ou com contrato válido.
Caberá a cada equipa a definição da sua “estrela” por acordo a estabelecer directamente com a mesma. No caso de algumas equipas não conseguirem encontrar uma “estrela”, a organização da prova tentará providenciar as “estrelas” em falta, sendo as mesmas afectas às respectivas equipas através de sorteio a realizar nos eventos de apresentação da prova.
Sempre que a "estrela" da equipa não possa jogar essa equipa pde utilizar outra "estrela" que preencha os requisitos anteriores e que seja corretamente inscrita na "Bolsa de Estrelas" da MediaCup.
Caso alguma equipa proteste por escrito um jogo com base na suspeita de utilização de um jogador não inscrito ou não enquadrável numa das categorias da relação acima descrita, a organização verificará essa situação. Caso se comprove a irregularidade, serão retirados à equipa infractora 3 pontos por cada jogo onde o(s) jogador(es) não inscrito(s) ou indevidamente inscrito(s) tenha(m) actuado. Caso a equipa infractora tenha vencido os referidos jogos, a vitória e os correspondentes 3 pontos serão atribuídos à equipa adversária, mantendo-se o resultado original do jogo para fins estatísticos.
Apenas são permitidas novas inscrições às equipas que não esgotarem o limite de inscrições previsto. No entanto, apenas poderão ocorrer até ao dia útil anterior à última jornada da fase de grupos.
As substituições de jogadores após o início da prova, apenas serão consideradas no caso de lesões impeditivas da participação na prova – após validação pelo médico da MediaCup – ou por ausência comprovada do atleta por motivos profissionais e num prazo superior ao período em que decorre a Liga. Para a fase final apenas serão aceites substituições de guarda-redes e estrelas e apenas pelos motivos apresentados anteriormente.
Todas as substituições têm de ser validadas pela organização e serão anunciadas no site oficial da prova.
Organização Técnica
Fases de grupos
A classificação das fases de grupos é efectuada por pontos, sendo ordenada segundo os pontos obtidos, em sentido descendente, ou seja, fica classificada em primeiro lugar a equipa que obtiver mais pontos.
São atribuídos 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e 0 por derrota.
Em caso de empate pontual os fatores de desempate são os seguidamente apresentados e pela respectiva ordem:
- Maior número de golos marcados no total dos jogos;
- Menor número de golos sofridos no total dos jogos;
- Maior número de vitórias no total dos jogos;
- Menor número de pontos por cartões disciplinares (Amarelo=1, Duplo Amarelo=3 e Vermelho=5);
- Menor número de faltas;
- Grandes penalidades, iniciando-se com uma série de 3 e prosseguindo com rondas individuais caso subsista o empate após a série inicial, até que uma equipa ganhe vantagem sobre a outra.
No caso de se verificar um empate como resultado final dos jogos nas eliminatórias, não haverá lugar a períodos suplementares (prolongamento) e a decisão será efetuada por grandes penalidades, iniciando-se com uma série de cinco e prosseguindo com rondas individuais caso subsista o empate após a série inicial, até que uma equipa ganhe vantagem sobre a outra.
Regras
Na generalidade, as regras adotadas na Taça MediaCup SCML 2017 são as constantes no “Livro de Regras do Futebol 7”, da FPF - Federação Portuguesa de Futebol, disponibilizado para consulta e download no site oficial.
Com vista a uma melhor adaptação à realidade e especificidades da Taça MediaCup SCML 2017 são introduzidos alguns aditamentos e alterações, que seguidamente se apresentam, enfatizando-se algumas das regras mais relevantes:
Limite de faltas colectivo
É instituído um limite de 7 faltas por equipa e por parte de jogo. A partir da oitava falta, inclusivamente, será atribuído um livre directo à equipa adversária, a ser cobrado na linha da área de baliza (com possibilidade de colocação de barreira a cinco metros de distância). As faltas indirectas não são contabilizadas para este limite.
Campo de jogo
Para efeitos da realização da MediaCup, as medidas do campo de jogo são de no mínimo 55 metros de comprimento por 35 metros de largura, podendo haver uma margem de variação até às medidas máximas permitidas para o futebol de sete, respeitando os regulamentos constantes no "livro de regras de futebol de sete", da F.P.F..
Bola oficial
A bola oficial do torneio tem tamanho 5 e respeita as especificações da FIFA. É a única aceite para a realização dos jogos, sendo fornecida pela organização. Não serão disponibilizadas bolas para aquecimento das equipas.
Equipamentos e material desportivo
Os equipamentos oficiais do torneio são fornecidos pela organização e são os únicos aceites para a realização dos jogos.
Apenas será permitida a participação de jogadores totalmente e devidamente equipados, ou seja, com camisola numerada, calção e meias. Em caso de danificação de alguma peça do equipamento durante o jogo, a organização fará a reposição do mesmo, contra a entrega do equipamento danificado. Em caso de perda do equipamento, deverá ser adquirido, pelos atletas, novo equipamento (peças perdidas) junto da organização da prova.
O capitão da equipa deverá ser identificado, obrigatoriamente, com uma braçadeira de cor diferenciada da camisola, fixada em um de seus braços.
Não é permitida a utilização de material ou acessórios que possam colocar em risco a segurança física do jogador e dos adversários, nomeadamente, calçado desportivo com pitons metálicos. É estritamente obrigatório o uso de caneleiras. Coletes diferenciadores, fornecidos pela organização, deverão ser utilizados, caso o árbitro considere que os equipamentos das duas equipas são demasiado semelhantes.
Início do Jogo
O início do jogo ocorrerá a partir da hora previamente marcada e logo que as equipas se apresentem em condições de o iniciar, depois de sorteados a escolha do campo ou da posse bola. É obrigatório, para se iniciar o jogo, um mínimo de 6 atletas por equipa, podendo as mesmas ficar reduzidas a até 5 atletas durante a partida.
Será validado o tento marcado directamente do pontapé de saída.
A tolerância para o início do encontro será de 20 minutos, após os quais será atribuída falta de comparência às equipas que não se apresentarem em condições de iniciar a partida.
Faltas de Comparência
Caso uma equipa não compareça na Fase de Apuramento e/ou na Fase Final, deixando o seu grupo com apenas 2 equipas, estas equipas disputam uma eliminatória a duas mãos. Caso a equipa jogue o primeiro jogo, uma falta de comparência ao segundo jogo será punida com a atribuição de uma derrota por 0–3 e menos 1 ponto na tabela classificativa.
Tempo de Jogo
O tempo efectivo de jogo na Fase de Apuramento é de 20 minutos e será dividido em duas partes de 10 minutos cada. O intervalo máximo será de 5 minutos, podendo contemplar apenas o tempo necessário à mudança de campo, caso haja acordo de ambas as equipas, do árbitro e da organização.
Protocolo
As equipas deverão comparecer no campo de jogo 50 minutos antes da hora agendada para o início da partida para os jogadores se equiparem e aquecerem, para ser preparada a ficha de jogo e para ser efectuada a chamada dos jogadores.
- Antes do início do jogo, as equipas devem entregar à organização a ficha de jogo corretamente preenchida, nomeadamente, com os jogadores presentes e os respetivos números das camisolas;
- Confirmação dos jogadores presentes (organização/árbitro);
- Saudação inicial: os jogadores titulares deverão colocar-se ao longo da linha lateral, junto ao meio campo e, ao sinal do árbitro entrar no campo em fila, dirigindo-se ao centro do terreno, para novo alinhamento, saudação e cumprimento ao adversário;
- Sorteio de campo;
- Início de jogo.
Disciplina, Justiça e Arbitragem
O desportivismo é um valor a cultivar na Taça MediaCup SCML 2017 e será exigido a todos os participantes o máximo respeito pelos adversários, pelos árbitros e pelos membros da organização. Os erros de arbitragem são recorrentes, mesmo ao mais alto nível do futebol profissional e de alta competição e na Taça MediaCup SCML 2017 não serão considerados como motivos válidos para desistência, comportamento anti-desportivo ou violento, mesmo que, indesejavelmente, possam vir a condicionar resultados de jogos ou classificações, devendo ser encarados com desportivismo e tolerância por parte das equipas ou atletas eventualmente lesados.
A disciplina é um aspeto fundamental da Taça MediaCup SCML 2017, não sendo tolerados quaisquer comportamentos anti-desportivos e/ou violentos.
Disciplina
Cartão Amarelo: Ao 3.º cartão amarelo, o jogador advertido cumprirá um jogo de suspensão.
Duplo Cartão Amarelo: O jogador será expulso do jogo e a sua equipa ficará reduzida a menos uma unidade durante 2 minutos. O jogador expulso não poderá participar no jogo em que foi expulso com dois cartões amarelos.
Cartão Vermelho: O jogador será expulso do jogo e a sua equipa ficará reduzidaa menos uma unidade durante cinco minutos. O jogador expulso cumprirá até dois jogos de suspensão, sendo no mínimo castigado com um jogo de suspensão.
3.º Cartão Vermelho: O jogador será excluído da competição.
A reincidência de comportamento anti-desportivo de jogadores da mesma equipa poderá conduzir à exclusão da equipa da presente e de futuras edições da Taça MediaCup.
Arbitragem
O corpo de árbitros da Taça MediaCup SCML 2017 é formado por árbitros credenciados.
Justiça
Todas as questões relacionadas com justiça desportiva, serão analisadas e deliberadas pela organização da prova.
Não são admitidos os protestos com fundamento em erros de arbitragem.
Não são admitidos os protestos quanto às condições de jogo propriamente dito (iluminação, condições climatéricas, estado do piso, etc.), se o árbitro as considerar como boas para a realização do mesmo.
Disposições Finais
Organização
A componente desportiva da MediaCup é da responsabilidade da Funsports (www.funsports.pt).
Contactos
SITE: www.mediacup.pt
E-MAIL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
TELEFONES: Escritórios – 21 793 05 72
DIRECÇÃO: António Fraqueiro – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Comunicação
Toda a comunicação relevante para a Taça MediaCup SCML 2017 é efetuada através do site oficial e do Facebook da prova, de e-mail e de contactos telefónicos com os responsáveis das equipas participantes.
No site oficial e no Facebook da prova serão publicadas todas as informações relevantes para o funcionamento da prova, nomeadamente, o regulamento, o calendário, os resultados, as classificações e outras decisões desportivas, bem como conteúdos como notícias, crónicas de jogos e álbuns de fotografia e vídeo.
Seguro Desportivo
Todos os jogadores estão cobertos por um seguro desportivo, nas condições que se encontram publicadas em detalhe no site oficial da prova.
Prémios
- Taça MediaCup – Vencedor da prova
- Medalhas para os finalistas
Não constituindo um prémio efectivo, é atribuída a distinção de MOM (Man Of the Match) aos melhores jogadores de cada equipa, em cada jogo.
Em cada um dos grupos da primeira fase e para a fase final como um todo, é também definido o 7 ideal e atribuída a distinção de MVP (Most Valuable Player).
§ 1.º - Em caso de empate na tabela de melhores marcadores, o 1.º classificado será o jogador que pertença à equipa pior classificada.
§ 2.º - Em caso de empate no menor número de golos sofridos, a 1.ª classificada será a equipa pior classificada.
Casos omissos
Os casos omissos, de natureza desportiva ou relacionados com a participação na Taça MediaCup SCML 2017, serão analisados e deliberados pela organização da prova.
Qualquer questão de índole contenciosa será de imediato encaminhada para o Tribunal da Comarca de Lisboa.
Termo de responsabilidade
Será assinado pelos responsáveis de cada equipa um termo de responsabilidade que vincula a equipa e os jogadores à aceitação do presente regulamento, à autorização de utilização dos direitos de imagem, de acordo com o estipulado no referido termo, bem como quanto à veracidade dos dados e documentos entregues no acto de inscrição.
Versão 2017.01
PORTUGAL, 1 de Outubro de 2017